quarta-feira, 10 de março de 2010

Capítulo 2: O clima e os ritmos dos seres vivos - 6º ano

Assim como ocorre com o ciclo dia e noite outras alterações na natureza como frio e calor, seca e chuva também exercem influência sobre os seres vivos.
1. O Cilma e a vida:
Algumas aves migram durante o inverno a procura de temperaturas mais amenas para que possam se reproduzir.
As estações do ano influenciam muito sobre o ciclo de vida dos seres vivos. Vamos observar o exemplo do ipê amarelo. No início de maio suas folhas caem (para evitar a perda de água), junto com a chegada da seca. Em seguida surgem as flores, que serão fecundadas e darão origem as frutos. Esses frutos abrem-se liberando as sementes que serão carregadas pelo vento (julho e agosto). A o caírem no solo as sementes podem germinar assim que chegarem as primeiroas chuvas, no início de setembro.
Outro exemplo é dos Caribus, animais típicos de regiões muito frias. Eles se reproduzem entre a primavera  e o verão, quandoas tremperaturas são mais amenas e a água e os alimentos estão diponíveis, uma vez que durante o inverno a água congela e o alimento é escasso. Então eles migram, durante o inverno, para regiões mais quentes. E com o fim do inverno retornam à sua terra natal.
Existem países e regiões que apresentam as 4 estações do ano bem definidas, e outras que há apenas mudança na quantidade de chuva. No Nordeste brasileiro, não ocorre uma grande diferença de temperatura ao longo do ano, mas sim períodos em que não há incidência de chuvas e outros com mais chuva. Quanto mais distante da linha do equador, podemos dizer que o clima torna-se temperado, podendo-se distinguir as 4 estações.
2. Clima ou Tempo: Climatologia ou Meteorologia?
O clima: Define as condições, mais ou menos frequentes da atmosfera de uma região. Para se chegar à definições de clima de um região é necessário um longo estudo (+/- 20 anos) que reúnam informações sobre os ventos, massa de ar, pressão, umidade do ar, regularidade de chuvas e temperaturas médias dessa região.
A Meteorologia: Significa estudo dos fenômenos atmosféricos. Através dos estudos da climatologia e informações sobre as condições da atmosfera pode fazer previsões climáticas para um curto período de tempo. Ela utiliza- se de materiais como satélites, radares, balões atmosféricos que enviam fotos e informações para as estações meteorológicas, que são analizadas por potentes computadores  e auxiliam ao meteorologista fazer uma estimativa sobre as condições do TEMPO para os próximos dias.


A Climatologia e a Meteorologia são importantes, pois juntas podem fornaecer informações capazes de prever grandes catástrofes.

Tema do próximo capítulo: O SISTEMA SOLAR....... Aguardem!

Capítulo 1: Ciclos da natureza: os dias e as noites - 6º ano

Dia e noite, estações do ano, perídos de chuvas e seca, ventos, correntes marítimas e marés são alguns dos fenômenos cíclicos da natureza que marcam e muitas vezes determinam a rotina de vida os seres vivos.A maioria das nossas atividades diárias, como ir a escola, trabalhae e brincar, é de alguma maneira influenciada por esses fenômenos.
Antigamente havia-se uma influência maior desses fenômenos, principalmente no que se referia ao dia e a noite. A descoberta da eletricidade e a distribuição de energia elétrica possibilitou a alteração de algumas rotinas que eram apenas diúrnas. Como por exemplo estudar, sair, etc.
Ainda hoje alguns animais apresentam seus hábitos relacionados com o dia e a noite. Alguns possuem o hábito diúrno, ou seja, de noite dormem e de dia procuram os seus alimentos, como o caso da galinha, do Teiú, entre outros. Outors por sua vez, possuem o hábito noturno, ou seja, durante o dia dormem e a noite saem a procura de seus alimentos, como o caso do morcego, da onça, do tigre,do Urutau.
1. O Sol nasce e se põe - nascente e poente:
Ao longo do dia podemos perceber que o céu passa por constantes alterações. Durante o dia podemos ver as núvens, os pássaros, insetos, aviõe e o Sol. Ao anoitecer, o céu fica escuro e podemos observar as estrelas e a Lua, quando o céu está limpo. Essas diferenças são determinadas pela presença ou não da luz solar. Chamamos de nascente e poente, respectivamente, o local onde o sol aparece pela manhã e se põe ao fim da tarde.
2. Orientando-se com a ajuda do céu:
A. Orientando-se durante o dia:
A posição do Sol no céu durante o dia não é sempre a mesma, isso é resultando do movimento aparente do Sol. Costuma-se dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se põe sempre a Oeste, mas na verade não é bem assim que acontece.O Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste em apenas 2 dias do ano: dia 21 de março (equinócio de outono) e 23 de setembro(equinócio de primavera), aqui no Brasil. Salineto que Equinócio é o período do ano em que o número de horas de claridade e de escuridão são IGUAIS
B. Orientando-se durante a noite:
No céu noturno usamos as constelações para nos orientarmos. É sabido que as constelações observadas no hemisfério sul não são as mesmas observadas no hemisfério norte. No hemisfério sul é comum usarmos como ponto de referência a constelação do Cruzeiro do Sul, e no hemisfério Norte a estrela polar.

3. Marcando o Tempo:
Nosso dia está dividido em horas, minutos e segundos. Cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos. Um dia inteiro tem, por convenção 24 horas. Essa divisão teve início com os sumérios e foi aperfeiçoada a partir da Idade Média.
O desenvolvimento da agricultura e as constantes necessidades dessa prática implusionou a criação de equipamentos mais precisos para a marcação do tempo. Fazia-se necessário saber o período mais adequado para o plantio e a colheita e os prováveis períodos de seca e de chuva, uma vez que contribui para se obter melhores resultados da plantação.Assim surgiram os primeiros marcadores de tempo, como a Gnômon, a Clepsidra, o Relógio de Sol e a Ampulheta.
O Gnômon Instrumento usado em 3000aC na Mesopotâmia. A marcação das horas ao longo do dia era feita observando-se a sombra produzida pela vareta que ficava no seu centro.
A Clepsidra Era um relógio de água desenvolvido pelos chineses há mais de 4000 anos. A água caia de um recipiente em outor de forma regular.
O Relógio de Sol Aperfeiçoamento do Gnômon, os primeiros registros datam do ano 600 aC, na Babilônia.
A Ampulheta Trata-se de 2 recipientes cônicos de vidro que se comunicam através de um pequeno orifício, por onde uma fina areia escorre de um recipiente a outro.

Espero que estudem bastante para a prova e que essa pequena revisão sirva para um bom rendimento!
Tenham um bom Final de Semana!!!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

De onde veio a Lua?

Atualmente, os astrônomos consideram quatro teorias para a origem da Lua:


1. Lua, irmã da Terra
Segundo esse pensamento, depois da formação da Terra, teria sobrado material - que ficou gravitando em volta dela. Com o tempo, ele acabou se aglomerando e formando a Lua. A justificativa para validar essa ideia é que o satélite e nosso planeta têm algumas características em comum, como a idade das rochas existentes em ambas as superfícies. Porém há diferenças significativas que ficam sem explicação, como a menor quantidade de ferro encontrada em solo lunar.

2.Lua, irmã siamesa da Terra
Essa teoria é um consenso entre a maioria dos astrônomos atualmente. Elaborada em 1975, diz que, depois que um gigantesco meteorito (com as mesmas dimensões de Marte) colidiu com a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, um pedaço do globo teria se soltado e sido lançado para longe, dando origem à Lua. O que sustenta esse pensamento é que a existência do tal meteorito explicaria a origem das substâncias que marcam as diferenças entre o nosso planeta e o satélite. No entanto, ele não serve para fundamentar as diferenças de concentração de alguns elementos químicos encontrados nas amostras da superfície lunar.
 
3.Lua, filha da Terra

Tal como a explicação anterior, defende que o satélite natural surgiu da Terra por volta de 4,5 bilhões de anos atrás. Ainda incandescente, nosso planeta começou a girar em torno de si mesmo - muito mais rápido do que ocorre hoje no movimento de rotação - e a alta velocidade fez com que pedaços ainda quentes fossem jogados para longe, formando a Lua. Formulada em 1878, a teoria alega que a região do oceano Pacífico corresponde ao pedaço que formou a Lua. A ideia não é muito aceita por dois motivos: o espaço oceânico não seria suficiente para compor um astro das dimensões da Lua e, se ela tivesse realmente se desprendido da Terra, sua órbita seria outra.

4) Lua, namorada da Terra
Embora não esclareça como o satélite surgiu, explica de onde ele veio. Formada em algum ponto distante do Sistema Solar, a Lua se aproximou de nosso planeta, pois sua trajetória foi perturbada pela presença de um grande astro e ela acabou sendo atraída pela gravidade terrestre. Para a maioria da comunidade científica, tal possibilidade é remota, ainda que explique várias diferenças de constituição entre os dois astros.

Refefência Bibliográfica:
MARTINS, A.R. De onde veio a Lua?. Nova escola, São Paulo, ano25, n.229. p.58-59. jan./fev. 2010.
Questões utilizadas para o Bingo-Revisão as possíveis respostas estão em vermelho.

Sobre a Dengue, assinale V para verdadeiro e F para falso.

1) Não devemos acumular materiais descartáveis sem uso. Se forem para reciclagem, devem ser guardados em local coberto e seco. (V)
2) Não existe problema em deixar os ralos da casa entupidos, pois o mosquito não gosta de lugar escuro, ele tem medo do bicho papão. (F)
3) As garrafas, baldes ou latas vazias devem ser guardadas de cabeça para baixo. (V)
4) As garrafas, baldes ou latas vazias devem ser guardadas estocadas ao ar livre de forma normal e viradas para cima. (F)
5) Se uma piscina não estiver em uso ela deve ser mantida coberta ou vazia, pois este é um lugar onde o mosquito pode se reproduzir. (V)
6) Pneus velhos, latas, embalagens podem ficar jogados no quintal sem problema algum, pois o mosquito da dengue é muito organizado e não vai se aproximar da bagunça. (F)
7) Todas as vasilhas de água e alimento dos animais domésticos devem ser lavadas com água, sabão e escova. (V)
8) Os mosquitos q transmitem a dengue se reproduzem na areia. (F)
9)Os mosquitos q transmitem a dengue se reproduzem na água. (V)
10) Quando vamos trocar o garrafão de água mineral devemos lavar bem o suporte, para não corrermos o risco de que o mosquito lá se reproduza. (V)
11) Devemos retirar as folhas das calhas para que a água não acumule. (V)
12) A caixa d'água pode ficar aberta, pois o mosquito é bonzinho e não vai querer contaminar a água que bebemos. (F)

De acordo com as características, classifique os animais em: Anfíbios, Mamíferos, Vertebrados, Peixes, Répteis, Invertebrados, Aves.
13) Vivem na água e tem a pele revestida de escamas. Peixes
14) Seu corpo é protegido por escamas ou placas ósseas, eles rastejam. Répteis
15) São ovíparos, nascem na água e quando adultos vivem na terra. Anfíbios
16) Seus corpos são cobertos de penas, não possuem dentes. Aves
17) Possuem coluna vertebral, sistema nervoso dorsal e crânio. Vertebrados
18) Não possuem coluna vertebral e possuem sistema nervoso central. Invertebrados
19) Possuem glândulas mamárias, por isso mamam quando pequenos. Mamíferos

De acordo com seus conhecimentos sobre astronomia relacione as características citadas abaixo em: Translação, Primavera, Inverno, Rotação, Verão, Lua, Outono.
20) Movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo. Rotação
21) Estação do ano onde as temperaturas são mais elevadas e ocorrência de chuvas passageiras. Verão
22) Conhecida como a estação das flores. Primavera
23) Conhecida como a estação dos frutos. Outono
24) Satélite natural do nosso planeta. Lua
25) Movimento que a Terra faz em torno do Sol. Translação
26) Estação do ano onde as temperaturas são mais baixas, com ocorrência de mais frio. Inverno

O que é o que é????LEMBRETE: Líquido, Fusão, Ebulição, Matéria, Solidificação, Gasoso, Objeto, Sublimação, Liquefação.
27) É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Matéria
28) É o corpo formado por determinada matéria. Objeto
29) Este estado é caracterizado pelo volume constante, mas tem a forma variável. Líquido
30) Este estado é caracterizado pela forma e volume variáveis. Gasoso
31) É a passagem do estado sólido para o estado líquido. Fusão
32) É a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Ebulição
33) É a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Liquefação
34) É a passagem do estado líquido para o estado sólido. Solidificação
35) É a passagem direta do estado sólido para o estado gasoso, sem a passagem pelo estado líquido. Sublimação

De acordo com as características, classifique as partes das plantas em: Flor, Caule, Pêra, Folha, Raiz, Uva e Fruto.
36) É responsável pela respiração e transpiração da planta. Folhas
37) Possuí o órgão responsável pela reprodução da planta. Flor
38) Sua função é guardar as sementes que darão origem a novas plantas. Fruto
39) Sustenta a planta e serve de passagem para que os nutrientes cheguem a todas as partes da planta. Caule
40) Tem a função de fixar a planta no solo e absorve os nutrientes e sais minerais que alimentam a planta. Raiz
41) Que fruto a pereira produz? Pêra
42) Que fruto a parreira produz? Parreira

Responda:
43) O que são astros iluminados? São astros que não possuem luz própria. Ex: Planetas.
44) O que são astros luminosos? São astros que possuem luz própria. Ex: Sol e Estrelas.
45) É correto afirmar que as estrelas “caem”? Não, são meteoritos que se incendeiam na atmosfera terrestre.
46) A qual galáxia nosso sistema pertence? A terra pertence à Via Láctea.
47) Quantos planetas constituem o Sistema Solar? Atualmente 8 (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno).
48) Quais são as fases da lua? Cheia, Crescente, Minguante e Nova.
49) Explique o eclipse. É uma projeção de sombra da Lua no Sol ou da Terra na Lua.
50)Quais são as camadas que formam a Terra internamente? Manto externo e interno, Núcleo interno e externo.
51) O que é erosão? É uma cratera no solo causada por processos naturais (chuvas, água dos rios) ou ação humana.
52)Como posso evitar a erosão? Mantendo as matas ciliares, e a vegetação nativa.
53)Qual é a importância da água para os seres vivos? Sem água os seres vivos não sobrevivem.
54) Qual é tipo de água que utilizamos para beber? Água Potável.
55) Como a água pode ser contaminada? Pode ser contaminada por esgotos, agrotóxicos, dejetos sanitários, etc.
56)Qual é a densidade da água? A densidade da água é 1g/cm3.
57) O ar pesa? SIM.
58) Quais são os reinos em que os seres vivos podem ser classificados? Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.
59) Qual é o gás mais abundante em nossa atmosfera? É o Nitrogênio (N2).
60)Qual é o gás responsável pela combustão? Oxigênio (O2).
61) O que é o ar em movimento? Ar em movimento é o vento.
62) Cite 3 exemplos de animais vertebrados: Sapo, Jacaré e Homem.
63) O que é ecologia? É o estudo do meio ambiente
64)Descreva uma cadeia alimentar. Grama, gafanhoto, cobra, gavião.
65) O que é biodiversidade. É a diversidade de espécies que habitam em nosso planeta.
66)Quais são os recursos naturais renováveis? São recursos naturais que se renovam.
67) Quais são os recursos naturais não renováveis? São recursos naturais que não se renovam. Ex: petróleo, minérios, etc.
68) Qual é a importância da fotossíntese? A Fotossíntese produz Oxigênio, utilizado para nossa respiração

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bem vindos!!!!

Sejam bem vindos ao meu blog...
Em breve estarei trazendo novidades!!!