Dia e noite, estações do ano, perídos de chuvas e seca, ventos, correntes marítimas e marés são alguns dos fenômenos cíclicos da natureza que marcam e muitas vezes determinam a rotina de vida os seres vivos.A maioria das nossas atividades diárias, como ir a escola, trabalhae e brincar, é de alguma maneira influenciada por esses fenômenos.
Antigamente havia-se uma influência maior desses fenômenos, principalmente no que se referia ao dia e a noite. A descoberta da eletricidade e a distribuição de energia elétrica possibilitou a alteração de algumas rotinas que eram apenas diúrnas. Como por exemplo estudar, sair, etc.
Ainda hoje alguns animais apresentam seus hábitos relacionados com o dia e a noite. Alguns possuem o hábito diúrno, ou seja, de noite dormem e de dia procuram os seus alimentos, como o caso da galinha, do Teiú, entre outros. Outors por sua vez, possuem o hábito noturno, ou seja, durante o dia dormem e a noite saem a procura de seus alimentos, como o caso do morcego, da onça, do tigre,do Urutau.
1. O Sol nasce e se põe - nascente e poente:
Ao longo do dia podemos perceber que o céu passa por constantes alterações. Durante o dia podemos ver as núvens, os pássaros, insetos, aviõe e o Sol. Ao anoitecer, o céu fica escuro e podemos observar as estrelas e a Lua, quando o céu está limpo. Essas diferenças são determinadas pela presença ou não da luz solar. Chamamos de nascente e poente, respectivamente, o local onde o sol aparece pela manhã e se põe ao fim da tarde.
2. Orientando-se com a ajuda do céu:
A. Orientando-se durante o dia:
A posição do Sol no céu durante o dia não é sempre a mesma, isso é resultando do movimento aparente do Sol. Costuma-se dizer que o Sol nasce sempre a Leste e se põe sempre a Oeste, mas na verade não é bem assim que acontece.O Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste em apenas 2 dias do ano: dia 21 de março (equinócio de outono) e 23 de setembro(equinócio de primavera), aqui no Brasil. Salineto que Equinócio é o período do ano em que o número de horas de claridade e de escuridão são IGUAIS
B. Orientando-se durante a noite:
No céu noturno usamos as constelações para nos orientarmos. É sabido que as constelações observadas no hemisfério sul não são as mesmas observadas no hemisfério norte. No hemisfério sul é comum usarmos como ponto de referência a constelação do Cruzeiro do Sul, e no hemisfério Norte a estrela polar.
3. Marcando o Tempo:
Nosso dia está dividido em horas, minutos e segundos. Cada hora tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos. Um dia inteiro tem, por convenção 24 horas. Essa divisão teve início com os sumérios e foi aperfeiçoada a partir da Idade Média.
O desenvolvimento da agricultura e as constantes necessidades dessa prática implusionou a criação de equipamentos mais precisos para a marcação do tempo. Fazia-se necessário saber o período mais adequado para o plantio e a colheita e os prováveis períodos de seca e de chuva, uma vez que contribui para se obter melhores resultados da plantação.Assim surgiram os primeiros marcadores de tempo, como a Gnômon, a Clepsidra, o Relógio de Sol e a Ampulheta.
O Gnômon Instrumento usado em 3000aC na Mesopotâmia. A marcação das horas ao longo do dia era feita observando-se a sombra produzida pela vareta que ficava no seu centro.
A Clepsidra Era um relógio de água desenvolvido pelos chineses há mais de 4000 anos. A água caia de um recipiente em outor de forma regular.
O Relógio de Sol Aperfeiçoamento do Gnômon, os primeiros registros datam do ano 600 aC, na Babilônia.
A Ampulheta Trata-se de 2 recipientes cônicos de vidro que se comunicam através de um pequeno orifício, por onde uma fina areia escorre de um recipiente a outro.
Espero que estudem bastante para a prova e que essa pequena revisão sirva para um bom rendimento!
Tenham um bom Final de Semana!!!
quarta-feira, 10 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário