Assim como ocorre com o ciclo dia e noite outras alterações na natureza como frio e calor, seca e chuva também exercem influência sobre os seres vivos.
1. O Cilma e a vida:
Algumas aves migram durante o inverno a procura de temperaturas mais amenas para que possam se reproduzir.
As estações do ano influenciam muito sobre o ciclo de vida dos seres vivos. Vamos observar o exemplo do ipê amarelo. No início de maio suas folhas caem (para evitar a perda de água), junto com a chegada da seca. Em seguida surgem as flores, que serão fecundadas e darão origem as frutos. Esses frutos abrem-se liberando as sementes que serão carregadas pelo vento (julho e agosto). A o caírem no solo as sementes podem germinar assim que chegarem as primeiroas chuvas, no início de setembro.
Outro exemplo é dos Caribus, animais típicos de regiões muito frias. Eles se reproduzem entre a primavera e o verão, quandoas tremperaturas são mais amenas e a água e os alimentos estão diponíveis, uma vez que durante o inverno a água congela e o alimento é escasso. Então eles migram, durante o inverno, para regiões mais quentes. E com o fim do inverno retornam à sua terra natal.
Existem países e regiões que apresentam as 4 estações do ano bem definidas, e outras que há apenas mudança na quantidade de chuva. No Nordeste brasileiro, não ocorre uma grande diferença de temperatura ao longo do ano, mas sim períodos em que não há incidência de chuvas e outros com mais chuva. Quanto mais distante da linha do equador, podemos dizer que o clima torna-se temperado, podendo-se distinguir as 4 estações.
2. Clima ou Tempo: Climatologia ou Meteorologia?
O clima: Define as condições, mais ou menos frequentes da atmosfera de uma região. Para se chegar à definições de clima de um região é necessário um longo estudo (+/- 20 anos) que reúnam informações sobre os ventos, massa de ar, pressão, umidade do ar, regularidade de chuvas e temperaturas médias dessa região.
A Meteorologia: Significa estudo dos fenômenos atmosféricos. Através dos estudos da climatologia e informações sobre as condições da atmosfera pode fazer previsões climáticas para um curto período de tempo. Ela utiliza- se de materiais como satélites, radares, balões atmosféricos que enviam fotos e informações para as estações meteorológicas, que são analizadas por potentes computadores e auxiliam ao meteorologista fazer uma estimativa sobre as condições do TEMPO para os próximos dias.
A Climatologia e a Meteorologia são importantes, pois juntas podem fornaecer informações capazes de prever grandes catástrofes.
Tema do próximo capítulo: O SISTEMA SOLAR....... Aguardem!
quarta-feira, 10 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário